19.10.22

Eu li "Outros Jeitos de Usar a Boca" da Rupi Kaur


'Outros Jeitos de Usar a Boca' pode parecer um livro de leitura rápida, mas vai por mim… não é, principalmente se você for mulher. Mastigar aqueles escritos leva tempo e lentidão… em muitos dias, eu não consegui ler mais que duas páginas. Precisava de tempo para matutar os sentimentos que tais palavras causavam em mim.. e, enfim, a leitura terminou, Rupi Kaur é uma escritora imigrante da índia que mora no Canadá, com muitos talentos além da escrita pois ela também usa ilustrações, designs, fotografias e vídeos para se expressar. E isso é lindo. Nesse livro mesmo, nós temos várias ilustrações feitas pela autora o que torna mais proveitosa ainda o processo de leitura e reflexão;  

Gostei muito do livro, ele fora feito para refletir. Assim como o livro do Luan Barbosa, é um compilado de processos. Que vão da dor até a cura, passando pelo amor e pela ruptura… é uma estrada longa, eu diria.. se fosse pra resumir em uma palavra, essa palavra seria “sobrevivência” ou “resiliência”, pois ambas mostram a nossa capacidade de levantar das piores quedas, sair dos buracos mais fundos que cavamos e são cavados em nós. 

Achei interessante como ela conversa com os leitores em algumas partes e como terminou. Me senti acalentada… e, apesar de muito pesar as palavras dela na minha mente, fiquei feliz por perceber que junto com ela… com o coração batendo por meio das palavras, nós também nos curamos, refletimos e passamos estágios. Isso foi magnífico… assim como o livro do Luan Barbosa, que cito, por ter sido minha primeira leitura e pelos temas parecidos, Outros Jeitos de Usar a Boca deve ser manuseado com cuidado e atenção… talvez fosse uma leitura mais dolorosa se eu tivesse sofrendo por algo.. Mas, sem sombra de dúvidas, é uma leitura necessária. 


Título: Outros Jeitos de Usar a Boca

Título original: Milk and Honey

Autor: Rupi Kaur

Tradução: Ana Guadalupe

Editora: Planeta

Número de Páginas:  208

Ano de Publicação: 2017 


E vocês, já leram?

O que acharam? 



6 comentários:

  1. Eu concordo, é espetacular o quanto mexe com os sentimentos a cada frase lida, cada reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de ler! Muito linda a premissa do livro..

    ResponderExcluir
  3. Não li. Mas a sua maneira de falar me convenceu. Você já escreveu prefácios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber, espero que tenha a oportunidade de ler, um dia. Não, nunca tive a oportunidade de escrever um prefácio.

      Excluir