15.10.22

Eu li "OBAX" de André Neves

 

Continuando a saga de desbravamento da minha estante, chegamos a "Obax", escrito e ilustrado por André Neves, é um livro curto, cheio de ilustrações, muito lindas... por sinal, que trazem o colorido das savanas e nos apresenta um contexto voltado às culturas de tribos africanas, que de acordo com o próprio autor, foi a maior inspiração para tal livro.

O que falar sobre Obax?! Uma garotinha muito curiosa e vivida, apesar da pouca idade, muitas aventuras interessantes contadas e imaginadas pela personagem, mas um único problema, quase ninguém acredita nelas e, em alguns casos, nem mesmo as outras crianças. É uma história que aborda, com uma sensibilidade surpreendente, caso reflitamos sobre, a importância da valorização da imaginação e... focando no público destinado, deveria nos mostrar que precisamos ter um olhar mais atencioso com nossas crianças, nos atentar mais a essa criatividade encantadora que elas têm e não repudiá-las como o pessoal da aldeia faz com Obax.

Sobre o escritor, André Neves é recifense, muito bem premiado por suas obras, com prêmios na estante como Jabuti, Açorianos e Prêmio Speciali. É muito interessante ver que assuntos tão emblemáticos e complexos, como cultura, como pluralidade cultural mesmo, aceitação, podem ser abordados e/ou inseridos no mundo infantil, André Neves foi ótimo nessa criação, agora, cabe a nós fazer bom uso delas, entendendo que, como adultos, não devemos repreender ou demonstrar que não acreditamos nas criações imaginativas de nossas crianças (e no meu caso, dos meus alunos) e, como professores, devemos sempre conhecer os pormenores do que levamos pra sala de aula para irmos além de uma breve leitura e desde muito cedo, inserirmos nossos pequenos nesse mundo multicultural que nos cerca e, por que não, nessas tantas criações imaginárias que existem por aí? Ensinando que maior que as diferenças de vivências deve ser o nosso respeito sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário