11.3.23

JANEIRO - Eu li "As batalhas do Castelo" de Domingos Pellegrini

Continuando, em Janeiro eu também terminei uma leitura que tinha começado ano passado (2022) que é uma daquelas que deixam o coração mais quentinho 💜. As batalhas do Castelo, Domingos Pellegrini, um livro que traz a trajetória de um povo que precisou amadurecer como pessoa e na fé, principalmente. Buscando encarar tais acontecimentos não como a última chance, mas como mais uma das muitas que ainda poderiam vir. 

Pode até não parecer, mas é uma história que se passa na idade média e, sabe por que não parece? porque o tempo mudou, mas nós, não. Gente do céu, que livro bom de ler, quantos ensinamentos, quantos conselhos, quantas chances para começar a ser bom. Foi a melhor leitura de Janeiro, com toda certeza! Eu super indico. Esse foi um livro que ganhei no Ensino Fundamental, quando estudava na Plínio Gonçalves de Oliveira no Litoral Norte de SP. leitura feita, graças aos programas de incentivo à leitura da época, a primeira vez que li não percebi a grandeza de tal livro, creio que, como eles foram, eu também fui amadurecendo, pois isso é diferente, agora. 
Domingos Pellegrini, autor da obra, brasileiro de Londrina, foi magnífico ao escrever essa história, que, inclusive, ganhou o prêmio da Associação Paulista dos críticos de Arte - APCA, para melhor livro juvenil em 1987 e, apesar, de ser um livro escrito há algum tempo, onde nenhum dos meus alunos eram nascidos, com certeza será indicação de leitura para eles, todos merecem ler esse livro e sentir o coração esquentar com cada conselho, cada reflexão, cada aventura ao longo da caminhada para o castelo do Canto e, já estando nele, a luta pela perseverança. A história que você acompanhará ao longo das 206 páginas trata da trajetória de Bobuque e do seu povo, ele, um bobo da corte que virara duque graças a um último desejo do rei. Seu povo, aqueles que, tendo a descrença como amiga presente, precisaram acreditar desacreditando que, no Castelo do Canto, com um bobo no comando, teriam um futuro melhor. Com isso, nós acompanhamos a trajetória de um povo que vai crescendo a cada passo, aumentando a fé ao longo do processo/da caminhada e que caminhada árdua! Aprendendo que não é necessário muito para ser feliz. Esse livro é isso - resiliência pura. 
Abaixo deixo alguns trechos que gostei. 



Um comentário: